O QUE É SEGURANÇA ALIMENTAR?

É a garantia de que os alimentos não têm um efeito adverso na saúde do consumidor, quando preparados e consumidos de acordo com o uso a que se destinam. Por outras palavras, pode-se dizer que um sistema de segurança alimentar é um conjunto de medidas levadas a cabo com o objetivo de fornecer ao consumidor géneros alimentícios que não representem um perigo para a sua saúde.

O QUE É HACCP?

HACCP – Hazard analysis and critical control point (Análise de perigos e controlo dos pontos críticos) – é um sistema de segurança alimentar que identifica e analisa todos os possíveis perigos que podem ocorrer em cada um dos produtos alimentares que um estabelecimento produz ou comercializa, e estabelece uma serie de medidas (chamadas de medidas de controlo), para prevenir, reduzir ou eliminar esses perigos, garantindo assim que os produtos são seguros, ou seja, que não vão causar nenhum mal aos consumidores.

PORQUE É IMPORTANTE AS EMPRESAS DO SECTOR ALIMENTAR TEREM O SISTEMA HACCP IMPLEMENTADO?

Os produtos alimentares, muitas vezes podem estar contaminados por microrganismos patogénicos (causadores de doenças), produtos químicos tóxicos, etc. Um alimento, estando contaminado, pode causar doenças aos consumidores, podendo, em casos mais graves, levar à morte. Para evitar essas situações, é muito importante a empresa ter a certeza de que todos os produtos que comercializa são produtos seguros e que não vão causar nenhum mal para o consumidor. Assim, sendo o Grupo Vasconcelos Lopes, Lda, uma empresa que verdadeiramente se preocupa com a qualidade dos seus produtos e a garantia de segurança para os seus clientes, apostou na implementação do sistema HACCP, pois o sistema, quando implementado, permite controlar (prevenir, reduzir ou eliminar) todos os possíveis perigos/problemas que podem ocorrer nos produtos alimentares, permitindo assim a empresa fornecer aos seus clientes produtos seguros e de boa qualidade.

QUE MEDIDAS, DENTRO DO SISTEMA HACCP, AS LOJAS FRAGATA TÊM TOMADO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS SEUS PRODUTOS?

Dentre as várias medidas existentes, salientamos:

  • Formação inicial e contínua de todos os funcionários em higiene e segurança alimentar;
  • Auditorias aos fornecedores das lojas Fragata, conhecendo, acompanhando e verificando as condições nas quais são produzidos todos os produtos caseiros colocados à venda nas lojas Fragata;
  • Colocação de etiquetas/rótulos nos produtos alimentares vendidos nas lojas, fornecendo assim aos clientes informações importantes sobre os produtos, tais como a data de produção/embalagem, data de validade, temperatura de conservação, etc;
  • Controlo de qualidade na recepção dos produtos nas lojas, sendo que só são aceites os produtos que:
    • Sejam provenientes de fornecedores aprovados;
    • Estejam em boas condições de higiene e boas condições de conservação;
    • Em caso de produtos pré-embalados, que estejam devidamente embalados e rotulados/etiquetados.
  • Controlo continuo dos produtos na loja, garantindo uma manipulação cuidada e higiénica;
  • Cumprimento das boas práticas de higiene e conservação dos produtos;
  • Etc.

PORQUE É IMPORTANTE CONSERVAR ADEQUADAMENTE OS ALIMENTOS?

Os alimentos precisam ser conservados em ambientes e temperaturas adequadas. Os alimentos, se não forem corretamente conservados, acabam por estragar, mesmo estando dentro do seu prazo de validade.

PORQUE É IMPORTANTE TER BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE?

A higiene é muito importante, pois a higiene permite eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos existentes no meio, impedindo assim a contaminação dos alimentos. Quando lavamos os alimentos, as mãos ou alguma superfície que entra em contacto com o alimento, estamos a contribuir para eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos potencialmente existentes nessas superfícies, contribuindo assim consequentemente para evitar possíveis contaminações dos alimentos.

PORQUE É IMPORTANTE PÔR RÓTULOS/ETIQUETAS NOS PRODUTOS ALIMENTARES?

A rotulagem dos produtos é uma parte bastante importante em segurança alimentar. A rotulagem fornece informações importantes aos consumidores. O rótulo do produto é o principal meio de comunicação entre o vendedor e o consumidor. O rótulo é o bilhete de identidade do produto, fornecendo informações como: o nome do produto, o endereço do fabricante, a data de produção, o prazo de validade, o lote, a composição, a quantidade, a forma de conservação, etc.